Navegue por Categoria
Please follow and like us:
Honrra ao mérito APPHCLIO celebra homenagem da UNIRIO ao Museu Vivo do São BentoHonrra ao mérito 

No dia 10 de abril de 2025, a APPHCLIO marcou presença em um momento de reconhecimento institucional significativo na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Os representantes Antônio Augusto e Marluce participaram da entrega da Medalha de Honra ao Mérito “90 anos da Escola de Museologia” ao Museu Vivo do São Bento — uma honraria que celebra décadas de trabalho acadêmico, museológico e de preservação cultural.

A Escola de Museologia da UNIRIO, fundada em 1932, é a mais antiga instituição de formação em museologia da América do Sul. Ela oferece cursos integrais (manhã e tarde) e noturnos, atuando não apenas na formação técnica dos museólogos, mas também no fortalecimento do campo museológico no Brasil, por meio de pesquisa, extensão e diálogo crítico com políticas culturais.

Junto à Escola de Museologia, o programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS), uma parceria da UNIRIO com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), é referência nacional. Esse programa tem contribuído para a formação de profissionais, a produção de conhecimento e a participação em debates contemporâneos sobre patrimônio, memória, museologia social e políticas culturais.

Para a APPHCLIO, entidade que congrega professores e pesquisadores de história, esse reconhecimento representa uma convergência de propósitos: ensino, pesquisa, memória e comunidade. É ainda mais significativo saber que três associados da APPHCLIO ocupam cargos de direção no Museu Vivo do São Bento, e que a associação integra formalmente o Conselho Deliberativo da instituição. Esse elo institucional reforça a legitimidade do museu, não apenas como espaço de visitação ou turismo cultural, mas como centro vivo de memória, educação, ativismo histórico.

O Museu Vivo do São Bento, já notório por permitir que moradores revejam sua história no território — “aqui você se vê”, como citado em reportagem recente —, ganha outra dimensão quando reconhecido pela UNIRIO, através da Escola de Museologia. É um sinal claro de que iniciativas culturais locais podem dialogar com as esferas acadêmicas e museológicas maiores, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural da Baixada Fluminense.

Fontes: escolademuseologia.unirio.br , Unirio ,

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please follow and like us: